domingo, 23 de fevereiro de 2014

Berlim com crianças (parte 2): Prenzlauer Berg


Claro que vão dizer que há certo subjetivismo quando digo que Prenzlauer Berg pode ser colocado como o melhor bairro de Berlim para ficar. Inúmeras mãos vão se levantar e contra argumentar tal posição no podium. Entretanto, aqui comigo, ouço respeitosamente essas vozes, mas bato o pé.
 
Prenzlauer Berg era um bairro operário da Alemanha Oriental antes da queda do muro. Muitos galpões de fábricas se tornaram galerias e vários prédios de operários viraram residência de artistas. Estes mesmos tiveram filhos, o que se traduz nessa ambivalência de ser um lugar para adultos e para crianças ao mesmo tempo.
 
Prenzlauer Berg é um bairro boêmio, mas que tem mais parquinhos por metro quadrado que nenhum outro. É cult e avant-garde, sem ser pretensioso. Você pode provar sorvetes à base de soja ou o legítimo currywurst (curry com salsicha). As ruas são ora floridas e arborizadas, ora totalmente grafitadas. Bares que só vendem álcool convivem lado a lado com supermercados 24 horas de produtos orgânicos. Tem movimento forte de restaurantes de todas as nacionalidades e galerias de arte que funcionam à noite, mas com uma atmosfera de tranquilidade e silêncio para quem só está interessado em dormir. Lá ninguém fica fazendo força para ser alternativo, mas o é. É a dialética alemã em essência.

Fonte: www.evgrieve.com
As partes térreas dos apartamentos são quase todas grafitadas.
 
Assim, como não vai agradar pais e filhos? Casais alemães vão para este bairro quando querem passear com as crianças (eles que me disseram isso). Além dos parquinhos, há desde lojinhas de roupas infantis onde você conversa com o próprio estilista até lugares incríveis onde são vendidas peças de segunda mão. Aliás, brechós estão espalhados por todo o lado.
Em algum momento, você pode se deparar com troncos de árvores com nichos cheios de livros. Se você se interessar por algum, é só pegá-lo. Pode também deixar lá para o próximo camarada um livro que já foi lido e que você não vai mais usar. É assim que funciona.


 Os turistas preferem ficar para as bandas do Mitte e da Alexander Platz, de modo que aqui você verá coisas mais autênticas e frequentará lugares aonde os locais costumam ir. Uma hospedagem barata é alugar um apartamento na região. Há também um Ibis, que é chamado de Ibis Mitte no site, mas que está mais para o lado de Prenzlauer Berg do que propriamente do Mitte. Ainda bem.

1 comentários:

Penelophy at: 17 de março de 2014 às 09:01 disse...

Oi, Carolina. Tudo bem? :)

Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Boia - Natalie

Postar um comentário

Páginas

Tecnologia do Blogger.