quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Cumuruxatiba com crianças (parte 2): Cinco coisas que você precisa fazer lá


1) Descansar: Descansar até você ficar cansado de ficar descansado. Tudo conspira a favor: as praias desertas, os coqueirais, a sombra das amendoeiras e o mar calmo. E os filhos? Ora, eles estarão dando duro, examinando pedaços de corais e conchas, fazendo pesquisas de campo e confabulando a respeito dos vestígios de algas que chegam à praia. Construirão engenhosidades arquitetônicas, vulgo "castelo de areia", bem à sua frente. Darão mortais e saltos ornamentais nas tranquilas águas do mar.
Como a praia sempre está vazia, não há a menor chance de você perdê-los de vista.
Praia do Rio do Peixe Pequeno, Cumuruxatiba, Bahia

2) Provar as cocadas da Neuza: Pode ser considerado um verdadeiro crime de lesa-pátria ir até Cumuruxatiba e não experimentar as cocadas feitas pela Neuza, moradora da vila. A minha preferida é a de coco queimado, mas há a branca tradicional, a de abacaxi, a com sementes de maracujá...ai, ai, ai. É só chegar na casa dela (todo mundo conhece, é só perguntar), tocar o sino que está pendurado na janela e aguardar ali, no parapeito, os maravilhosos quitutes.
 
3) Avistar as baleias jubarte: Ainda não fiz esse passeio, mas adianto que ninguém se arrepende de ir. Entre julho e outubro, as baleias jubarte procuram as águas quentes da Bahia para se acasalar e dar à luz seus filhotes. Há uma agência na vila que organiza as saídas. Os passeios acontecem no período da manhã e duram, em média, três horas. Por meio de um microfone especial (hidrofone), os turistas conseguem ouvir o canto das baleias. Como meus filhos são muito pequenos, ainda estou aguardando o momento em que, pelo menos, eles tenham noção do que é uma baleia.
 
4) Andar de bicicleta: O visual é de cinema. Ir de uma praia a outra de bicicleta é um passeio que vai te reservar paisagens incríveis. É possível ir pela estrada de terra, observando toda a vegetação em volta, ou pela areia da praia. Há várias pousadas que fornecem bicicletas ao hóspedes, inclusive com a cadeirinha para levar a criança.
 
5) Assistir ao pôr do sol: O  melhor lugar para fazer isso é no restaurante Catamarã, bem em frente ao mar, no alto de uma grande falésia, na Praia da Areia Preta, que fica bem próxima à praia da vila (de novo, todo mundo conhece o lugar e pode te auxiliar). Se você estiver na vila, vá de carro e procure pelo bairro da Areia Preta. Há placas indicando o restaurante. Ali é possível conferir um pôr do sol que você nunca viu. Em noites claras e de lua cheia, é emocionante ver o sol descendo, "entrando no mar" e a lua saindo dele. É um lugar rústico, com uma comida honesta. Se for em julho, leve um abrigo para o seu filho pois à noite pode fazer um ventinho frio. Carrregar um repelente também nunca é demais.

0 comentários:

Postar um comentário

Páginas

Tecnologia do Blogger.